“Economia, controle de estoque e mais segurança para o paciente são alguns dos benefícios percebidos com o investimento”
Por que Investir em Logística Hospitalar?
Os insumos médicos são responsáveis pelo segundo maior custo nas instituições de saúde, perdendo apenas para a folha de pagamento e, em muitos casos, são responsáveis por 50% das receitas.
Portanto, requerem rígido controle de compra, de armazenagem e de distribuição. Além disso, precisam estar ancorados em sistemas automatizados de rastreamento, a fim de que sejam evitados desvios, desperdícios e não cobranças.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o custo associado aos erros de medicação em 2017 foi estimado em US$ 42 bilhões por ano ou quase 1% do total das despesas de saúde globais.
Para além dos resultados financeiros, a especialização em logística, com foco na área da saúde, aumenta a segurança assistencial, reduzindo erros de administração de medicamentos e garantindo, inclusive, o gerenciamento das notificações. Os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam aproximadamente 1,3 milhão de pessoas anualmente apenas nos Estados Unidos.
“Além de toda a economia percebida, deixar a logística nas mãos de uma empresa especializada permite a concentração de recursos e esforços dos gestores hospitalares na atividade-fim de suas instituições: atender o paciente”
Otimização de Recursos
Hoje, com o avanço tecnológico e a aplicação real da logística hospitalar 4.0 na íntegra de todos os nossos serviços, garantimos a otimização de recursos, sejam eles espaços, pessoas, financeiros, entre outros que impactam diretamente na saúde econômica das instituições e na melhor entrega de serviços ao paciente.
A automação gera otimização e maior controle dos processos, tornando-os mais eficientes e eficazes, garantindo mais produtividade e uma melhor relação custo-benefício.
Exemplo disso são as nossas tecnologias proprietárias e agregadas, com interfaces desenvolvidas pelo nosso time de inovação e que você pode ler no item inovação e tecnologia.
40% redução de estoque e capital imobilizado;
30% redução de quadro laboral;
15% redução no valor em compras;
10% ganho de área hospitalar.
Fonte: Dados históricos dos nossos clientes.
Segurança do Paciente
Todas as infraestruturas ofertadas pelo Grupo UniHealth estão alicerçadas em garantir a segurança e a qualidade assistencial no atendimento aos pacientes.
Segundo o 8º. Boletim de Farmacovigilância de 2019, os erros de medicação podem chegar a 56% nos estudos em que os pacientes são monitorados mais cuidadosamente.
Ainda em 2019, quase 3 milhões de medicamentos passaram por recall, segundo o Boletim Recall em Números do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Dada essa situação, o controle de lotes, da data de validade e até mesmo dos pacientes que fizeram uso de um determinado produto é essencial para garantir a identificação de pessoas que foram expostas a insumos inadequados.
Nosso WMS1, desenvolvido e testado há anos por muitas organizações, permite o controle dos insumos em toda a cadeia logística, garantindo:
- Rastreabilidade dos medicamentos e insumos de saúde por meio de Datamatrix2;
- Dispensação serializada unidose, ou seja, o insumo separado será de uso exclusivo de determinado paciente, respeitada às especificidades da prescrição, dando segurança de administração à equipe assistencial e, principalmente, ao paciente;
- Alertas em tempo real de erros de administração, além de todo o registro de não conformidades e eventos adversos, geralmente tratados fora dos ERPs3.
Redução de Custos
Anualmente no Brasil cerca de 20% dos remédios comprados por hospitais públicos e privados são desperdiçados. São listados como desperdício:
- Armazenagem inadequada;
- Falta de planejamento de ressuprimento orientado à demanda;
- Gerenciamento efetivo dos prazos de validade;
- Roubo, furto, extravio, quebra, erro de técnica de manuseio/diluição, planejamento de agenda de administração (diluições);
- Descarte de medicamentos não utilizados;
- A não aderência a tratamentos pelos pacientes;
- O não uso de genéricos;
- Erros de prescrição e de administração.
Essas oportunidades reforçam a necessidade de uma gestão logística focada no gerenciamento dos insumos em toda a cadeia.
Glossário
- WMS (Warehouse Management System) – São os sistemas de gestão de armazenagem das empresas.
- Datamatrix – Padrão bidimensional que consiste em “células” ou pontos em preto e branco dispostos em um padrão quadrado ou retangular, também conhecido como matriz.
- ERPs (Enterprise Resource Planning) – é o sistema utilizado pelas empresas para gerenciamento do maior número de processos de forma integrada.