A evolução da gestão logística na área da saúde

A logística hospitalar é um importante investimento para uma gestão mais eficiente das instituições de saúde, atuando para que insumos e medicamentos tenham um fluxo assertivo dentro das diversas etapas a que se destinam até a administração ao paciente.

Ainda que a gestão profissional desse serviço requeira investimentos iniciais de infraestrutura e capacitação de mão de obra, diversas pesquisas e cases atestam a redução de desperdício de medicamentos e materiais, além de economicidade, principalmente quando se tem apoio de softwares customizados e sistemas integrados.

Diversas instituições públicas e privadas vem investindo na profissionalização da sua gestão logística, à exemplo do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, que passou a utilizar a ferramenta WMS – UnilogWF, software proprietário do Grupo UniHealth, customizado para atender as necessidades de gerenciamento de medicamentos e insumos da instituição.

“A operação logística do Hospital Sírio-Libanês Brasília, que contempla uma parceira estratégica da UniHealth com o Grupo Elfa e GTPlan, representa uma mudança significativa nos modelos de VMI – Vendor Managed Inventory e logística hospitalar no Brasil, incluindo otimizações de custo, automatização de processos e agilidade da cadeia de abastecimento”, conta Mayuli Fonseca, diretora de novos negócios da UniHealth.

Para a executiva, o principal desafio e diferencial do trabalho foram as customizações do sistema em tempo recorde para adequá-lo ao novo modelo de logística 4.0 incorporado no projeto, envolvido em diversos níveis de automação.

Trabalhar em sistemas que permitem a integração de dados para auxiliar nas decisões clínicas e administrativas também é fundamental para melhores resultados da logística hospitalar e, neste quesito, a integração das equipes com o sistema também é fundamental para um controle integral de todo o funcionamento e rotina da instituição.

Importância da gestão de insumos médicos e medicamentos em números

Estudos realizados pelo Grupo UniHealth, a partir da utilização do software UnilogWF em seus clientes, apresentam redução de erros nos horários de administração de medicamentos da ordem de 32% para 2% na área de hospitalização e na administração de medicamentos não prescritos de 4% para 0,75% na mesma área. Em ambientes de UTI, a redução de erros nos horários de administração foi de 24% para 0,6% e na administração de medicamentos não prescritos de 3,5% para 0,26%.

Com alguns outros recursos agregados, também é possível gerar diferencias importantes, como os obtidos com a integração do prontuário eletrônico do paciente, que permite o envio de alertas ao profissional sobre medicamentos prescritos que contenham substâncias que causam reações alérgicas ao paciente. Além disso, é possível verificar a interação com outros remédios, entre muitas outras funcionalidades extremamente úteis.

Este é apenas um entre muitos exemplos da importância da tecnologia e da integração logística em processos totalmente customizáveis, a partir de tecnologias e automações de ponta.



Deixe uma resposta

Atenção!

Estão utilizando o nome do nosso Grupo para aplicar golpes.

Por isso, esclarecemos que o Grupo UniHealth não envia contrato por e-mail ou telefone (WhatsApp) e não realiza contratação de frotas (carros), uma vez que não atua como transportadora.

Caso você seja acionado nesse golpe, indicamos que registre um boletim de ocorrência.

O Grupo UniHealth presa pela segurança de todos e segue protocolos rigorosos para contratações.