- 31 de maio de 2021
- Posted by: @ADM_Unihealth
- Category: BLOG
A logística hospitalar é responsável por administrar de forma estratégica as aquisições, movimentações e armazenagem de materiais, para que medicamentos e insumos estejam disponíveis para o tratamento dos pacientes no lugar certo e na hora certa. Mais do que isso, a logística administra todo o caminho que um produto percorre desde o fornecedor até chegar ao consumidor final para que a instituição de saúde possa cumprir sua missão de zelar pela saúde dos pacientes.
Todo esse ciclo está relacionado ao custo/benefício do serviço prestado. A gestão de estoque, de medicamentos, de insumos e de outros produtos utilizados, bem como a gestão de dados eficientes promovem a redução dos custos operacionais por meio da redução expressiva do desperdício. Com custos elevados, a cadeia de suprimentos confere um enorme peso à sustentabilidade financeira dessas instituições, mas com o suporte de logística hospitalar de qualidade é possível reduzir em até 30% o desperdício, com consequente geração de economia.
Além dos ganhos financeiros, a logística hospitalar também aumenta a segurança do paciente, colaborando com a redução de erros de administração de medicamentos que ocorrem em até 33% das internações, além de atuar nos processos de monitoramento de recall, que chegam a quase 3 mil por ano, segundo o Boletim Recall em Números do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Erros de medicação podem chegar a 56% nos estudos em que os pacientes são monitorados mais cuidadosamente.
Todas as infraestruturas ofertadas pelo Grupo UniHealth estão alicerçadas em garantir a segurança e a qualidade assistencial no atendimento aos pacientes. O software próprio UnilogWF, altamente customizável ao seu ERP, por exemplo, garante controle total do estoque, com provisionamento correto de compras por consumo, evitando perdas por validade e compras indevidas, além de evitar desvios e gerar a cobrança adequada de todos os insumos. Rastreabilidade dos medicamentos e insumos de saúde por meio de Datamatrix e dispensação serializada unidose, também são benefícios garantidos que resultam em segurança de administração à equipe assistencial e, principalmente, ao paciente.
O caminho para a sustentabilidade financeira
Segundo um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), 1.797 hospitais privados foram fechados entre 2010 e 2018. De 2,7 leitos por mil habitantes o Brasil chegou a registrar 2,0 nos últimos três anos. O site Saúde Business aponta que “nossa realidade é de uma população que envelhece e que vivência o aumento acelerado dos casos de doenças crônicas. Isso deveria estar apontando para um crescimento da densidade de leitos e não para a sua diminuição”.
Diante deste cenário, a liberação de áreas de armazenagem nos hospitais e serviços de saúde pode ser essencial para a criação de novos leitos. Com a armazenagem externa do Grupo UniHealth é garantido não só o reaproveitamento de espaços, mas também os seguintes benefícios:
– Redução de custos diretos e indiretos;
– Otimização de tempo nas áreas de supply chain;
– Aumento da produtividade por automação de processos;
– Inventário automatizado;
– Informações em tempo real a partir de ferramenta de Mobile BI;
– Integração do UnilogWF, nosso WMS, com qualquer sistema ERP.
Além de reduzir custos operacionais e com mão de obra, confiar o serviço de armazenagem à uma empresa especializada minimiza as preocupações com controle e movimentação de estoque, além de ganhar eficiência e agilidade nos processos logísticos. Por essas e outras razões o serviço de armazenagem terceirizado é mais vantajoso que manter um setor de logística interno. Com a UniHealth esse serviço garante, ainda, um controle mais rigoroso de temperatura e umidade das mercadorias, organização e segurança, e equipes especializadas e focadas 24 horas neste tipo de atividade.
Em meio à pandemia da covid-19, o caminho para a sustentabilidade financeira e geração de novas áreas assistenciais passa quase que obrigatoriamente pela redução de custos e liberação de espaços, balizado pelo forte aperfeiçoamento contínuo e eliminação de desperdícios.