- 6 de abril de 2021
- Posted by: @ADM_Unihealth
- Category: BLOG
O mundo da logística vivencia a evolução do sistema tradicional a partir da chegada das novas tecnologias. A mudança, diretamente associada com a quarta geração da revolução industrial, comprova que todos os processos de logística e gestão hospitalar podem ser integrados e automatizados por meio de ferramentas como WMS, big data e cloud computing.
Uma cadeia de suprimentos deve ser voltada ao planejamento e controle de todas as tarefas relacionadas às compras — previsão de demanda, recebimento de produtos, armazenamento, movimentação, transporte e monitoramento do fluxo de dados. Em um hospital, isso inclui desde os medicamentos utilizados, materiais cirúrgicos, alimentos até itens de escritório.
O Grupo UniHealth disponibiliza recursos utilizados na logística 4.0 para estimular a agilidade nesses processos e possibilitar uma previsão de demandas muito mais eficiente que as obtidas manualmente. Assim, é possível minimizar a falta de suprimentos, desperdícios e, ainda, aumentar o desempenho do negócio.
Tecnologias que melhoram a segurança do paciente
Entre as diversas tecnologias que possibilitam maior controle dos processos no setor da saúde, as que atuam na otimização da segurança do paciente oferecem possibilidades inovadoras, como é o caso da ferramenta Beira Leito. A versão mobile exclusiva do Grupo UniHealth oferece métodos que combatem, por exemplo, diagnósticos incorretos, tratamentos inadequados, medicamentos administrados de forma errada ou em dosagens incompatíveis com o recomendado e muitas outras situações.
Uma melhora significativa na interação com os clientes é esperada, assim como o aumento da qualidade e segurança dos atendimentos prestados. Com a aplicação da tecnologia, mudanças positivas também são confiadas na gestão. Entre elas:
- Maior controle e tratamento dos dados;
- Tomada de decisões mais assertivas e em tempo real;
- Otimização do tempo de trabalho;
- Diminuição de erros;
- Menor tempo médio de estoque;
- Redução de desperdícios e custos.
No mês dedicado a segurança do paciente, estabelecido pelo Ministério da Saúde, o Grupo UniHealth além de seguir trabalhando com esforço máximo para garantir esse propósito em todas as suas operações, também segue se atualizando nas melhores práticas da logística 4.0, personalizando e desenvolvendo automações que garantam esse fim.