A importância da logística no sistema de vacinação

Em toda campanha da vacinação uma força tarefa é realizada para promover a imunização da população brasileira e, graças a ela, muitas doenças podem ser controladas ou mesmo erradicadas. Mas para que a campanha atinja seus objetivos, outra força tarefa é necessária nos seus bastidores para que os medicamentos se mantenham preservados e seguros em seus transportes, manuseios e armazenamentos.

Até que uma vacina seja administrada em uma pessoa, é preciso que ela passe por um longo e rigoroso processo envolvendo compra, avaliação, liberação e distribuição. O Ministério da Saúde é o órgão responsável por esse processo aqui no Brasil. Os produtos passam ainda por uma avaliação feita pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e, só então, são enviadas para os Estados.

O número de doses enviadas é notificado previamente, levando em conta a situação epidemiológica, população e estoques. O Ministério da Saúde oferta, através do SUS, 17 tipos de vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O investimento registrado dessa oferta chegou a R$ 3,9 bilhões nos últimos anos, antes da pandemia pela covid-19.

Em tempos de covid-19, a vacina que chegou como uma fonte de esperança para todos, tem exigido ainda mais da logística. Até o mês de junho de 2021, mais de 89 milhões de doses foram aplicadas, sendo necessária a logística de insumos como seringas, algodões e outros, além das próprias vacinas.

E para que estes investimentos estejam seguros, a logística dos produtos precisa ser impecável para que cheguem aos seus destinos em perfeito estado de uso e dentro do prazo de validade. A rastreabilidade e armazenagem em temperaturas e locais apropriados são fundamentais. O dimensionamento correto para compra também é imprescindível, visto que muitas vezes, a procura é maior que a oferta, ocasionando perda.

Como se vê, a logística é um trabalho fundamental no processo de vacinação para garantir a sua efetividade tanto no atendimento da demanda direta da imunização da população, quanto no controle de processos e investimentos realizados na operação como um todo.

Que sigamos em frente nesta importante campanha e pela profissionalização da gestão, em todas as suas áreas da saúde.

 



Deixe uma resposta

Atenção!

Estão utilizando o nome do nosso Grupo para aplicar golpes.

Por isso, esclarecemos que o Grupo UniHealth não envia contrato por e-mail ou telefone (WhatsApp) e não realiza contratação de frotas (carros), uma vez que não atua como transportadora.

Caso você seja acionado nesse golpe, indicamos que registre um boletim de ocorrência.

O Grupo UniHealth presa pela segurança de todos e segue protocolos rigorosos para contratações.