A importância da logística contra fraudes e desvios das OPMEs

Denúncias no setor da saúde sempre trazem à tona o que todos já sabem: a necessidade de um investimento efetivo para monitoramento e rastreabilidade de órteses e próteses. Casos envolvendo próteses mamárias já atingiram milhares de mulheres que apresentaram vazamentos no implante. Os produtos eram impróprios, sem certificação sanitária e rompiam-se facilmente, e apesar de muita divulgação muito pouco ou quase nada foi feito para mudar este cenário. Como são materiais especiais, caros e com fácil envolvimento de glosa, é fato de que necessitam de cuidados diferenciados de gestão e monitoramento em todos os processos envolvidos.

Muitas destas ocorrências poderiam ser evitadas ou melhor controladas pelos serviços de saúde com um eficiente serviço de logística hospitalar, cuja responsabilidade é gerir todo o fluxo de materiais e medicamentos nas unidades de saúde, desde o momento em que são recebidos no centro de distribuição até chegar ao paciente.

Com o devido cadastro e identificação com número de série dos produtos, tem-se o cruzamento de dados de cada paciente, com todas as especificações do material a ele destinado, como procedência, lote, validade, indicação de uso etc.

O Projeto de Lei 17/2015, do governo federal, classifica como crime as fraudes envolvendo fornecimento e prescrição de próteses e órteses. A proposta é necessária para que aja uma fiscalização eficiente. Porém, é essencial a implantação de sistemas de gerenciamento e rastreabilidade que combatam este mal crônico envolvendo as OPMEs e que tanto lesa o sistema de saúde, com consequências muito ruins para todos.

Domingos Gonçalves de Oliveira Fonseca

 



Deixe uma resposta

Atenção!

Estão utilizando o nome do nosso Grupo para aplicar golpes.

Por isso, esclarecemos que o Grupo UniHealth não envia contrato por e-mail ou telefone (WhatsApp) e não realiza contratação de frotas (carros), uma vez que não atua como transportadora.

Caso você seja acionado nesse golpe, indicamos que registre um boletim de ocorrência.

O Grupo UniHealth presa pela segurança de todos e segue protocolos rigorosos para contratações.