IPSEMG – Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais é referência em logística de insumos médicos e medicamentos

Garantir que medicamentos e materiais médicos estejam sempre disponíveis, na hora e no lugar em que se façam necessários, ao menor custo, é uma premissa e um desafio constante na área da saúde, e que só é viável com a perfeita integração de recursos humanos, materiais e tecnológicos. Pois este é um cenário real do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), desde que a gestão da Unidade confiou ao Grupo UniHealth Logística Hospitalar, empresa com expertise e reconhecimento internacional, a missão de gerenciar este serviço.

Graças a um sistema totalmente automatizado e que imprimiu uma nova dinâmica de logística e controle na Instituição, condizente com os melhores serviços de ponta do País, uma média de 1,2 milhão de medicamentos e de 400 milhões de insumos médicos por mês são devidamente identificados com códigos de barras únicos e bidimensionais, de forma a tornar o atendimento do paciente mais ágil e seguro para profissionais e pacientes.

Antes do envio para as áreas técnicas, todos os medicamentos são fracionados na sua unidade mínima de consumo e novamente etiquetados com códigos de barras no padrão data matrix, que garante a rastreabilidade de cada item até chegar ao seu destino final.

Apenas com este processo, a operação já registrou a redução de 36% nos gastos com estoque e a redução de 99% das perdas de medicamentos e insumos.

Desde que o Grupo UniHealth assumiu a logística do IPSEMG, há 9 anos, a empresa mapeou todas as necessidades da Instituição e implementou diversas tecnologias exclusivas, incluindo robotização e software customizado, que valem destacar:

Kardex: máquina que realiza a separação de 400 itens por hora para abastecimento das áreas hospitalares, garantindo agilidade ímpar e redução para 0% de erro.

Pharma Picking: robô de dispensação de prescrições, baseado em uma farmácia central, totalmente automatizada, capaz de separar 900 itens por hora, somando para o atendimento hábil de todas as demandas em tempo recorde.

Dispensário: com separação robotizada, controlada apenas para o profissional responsável, via identificação por senha, garante o acesso restrito e a segurança na administração do medicamento ao paciente.

Armários RFID: para controle do OPME nos procedimentos de hemodinâmica, controlada apenas para o profissional responsável, via identificação por senha, garante o acesso controlado e a rastreabilidade na retirada e devolução dos produtos através de etiquetas RFID.

Sistema beira leito: através de um pocket de leitura de posse da enfermagem que confere os dados da pulseira do paciente com a prescrição médica, medicamento e profissional que administrará o produto, para total assertividade e controle do medicamento a ser administrado.

Toda a infraestrutura disponibilizada pelo Grupo está alinhada com as normas e regulamentações da ANVISA, imprimindo ao IPSEMG um modelo internacional de operação logística de medicamentos.

O Grupo UniHealth agradece a confiança depositada pelo IPSEMG todos estes anos, a qual retribui com os melhores resultados de uma logística aplicada à inteligência e à solução, e que orgulho para os quase 100 postos de trabalho criados para a Instituição e para o Estado.

Como Podemos Ajudar?

Fale com um de nossos consultores e saiba como o Grupo Unihealth pode transformar a logística de medicamentos e hospitalar da sua instituição. Estamos prontos para atendê-los.

Quer uma economía de até 60% nos seus custos com logística?