Opening Hours:

Unihealth

Por que investir em logística hospitalar?

Economia, controle de estoque e mais segurança para o paciente são alguns dos benefícios percebidos com o investimento

Os insumos médicos são responsáveis pelo segundo maior custo nas instituições de saúde, perdendo apenas para a folha de pagamento. Por sua importância na operação e nas finanças no hospital, era de se esperar que tivessem um rígido controle de compra, armazenamento, uso e rastreamento, mas não é o que acontece na prática: em média, 30% dos estoques são desperdiçados e o índice de obsolescência chega a 20%, o que pode levar a perdas de até 15% da margem financeira do hospital.

Pior do que os impactos financeiros são os riscos à segurança do paciente: erros de medicação acontecem em até 33% das internações. Ou seja, de cada dez remédios que pacientes recebem em hospitais e clínicas, três são inadequados. Além disso, cerca de 1.000 medicamentos passam por recall todos os anos no Brasil, por isso o controle de lotes, data de validade e até mesmo dos pacientes que fizeram uso de um determinado produto é essencial para garantir a identificação de pessoas que foram expostas a insumos inadequados.

Neste contexto, o investimento em logística hospitalar deve ser visto como prioridade pelos gestores da saúde. A empresa responsável por esta atividade deve estar em conformidade com todas as normas e resoluções dos órgãos sanitários. Entre os resultados esperados estão melhorias financeiras e de gestão, como:

● Redução de recursos humanos
● Redução de estoque
● Redução de compras
● Redução de perdas
● Redução de itens comprados de forma desnecessária
● Planejamento de compras
● Sinergias operacionais
● Eliminação de falta de insumos
● Eliminação de perdas por validade
● Adequação do perfil de estoque ao consumo e demanda
● Adequação do mix de produto
● Aumento na qualidade e agilidade do abastecimento das unidades de saúde
● Padronização de produtos
● Aumento de produtividade da equipe técnica
● Processos prontos para acreditações
● Rastreabilidade
● Segurança do paciente
● Melhores práticas e tecnologia de ponta
● Transparência

Além de toda a economia percebida, deixar a logística nas mãos de uma empresa especializada permite a concentração de recursos e esforços dos gestores hospitalares na atividade-fim de suas instituições: atender o paciente.

Saiba mais