Opening Hours:

Unihealth

Entenda como a Logística Hospitalar pode Auxiliar no Controle de Estoque

Categories :Blog

Logística Hospitalar no Controle de Estoque

O aumento das despesas e a crise financeira pela qual o país vem passando são fatores que exigem ainda mais controle dos hospitais para que não aja falta de recursos, e para que seja possível realizar melhorias. Porém, não só na crise, o gerenciamento de estoques se faz essencial. Gerenciar insumos médicos e medicamentos é de extrema importância em todos os cenários, mas nos de crise, é questão de vida ou morte.  Para resolver essa questão, a logística hospitalar aposta também no controle do estoque, no uso racional dos espaços físicos dos hospitais, que valem muito dinheiro, que podem fazer dinheiro ou ainda podem gerar economia financeira.

Com mais de 13 anos de experiência, os profissionais de campo da UniHealth, veem com frequência hospitais não aproveitarem de forma adequada seus espaços, e não pensar “cubicamente”, ou seja, não olhando apenas para frente e lados, mas também para cima, para o alto. Esse pensamento faz toda diferença, já que espaço em hospital pode significar mais leitos, áreas de procedimento e geração de receita.

Os dados abaixo são alarmantes e necessitam de medidas inteligentes e urgentes por parte dos gestores e administradores hospitalares. Estoque em excesso nos hospitais e compras realizadas sem um estudo concreto significam dinheiro e oportunidades jogados fora, com sérios riscos de perdas também sobre produtos vencidos.

  • 15% a 25% das compras hospitalares são de urgências
  • 30% dos valores de estoque são excessos
  • 10% a 30% de incerteza de inventário

É preciso planejar, comprar corretamente e organizar os espaços e demandas de forma eficiente. Para isso profissionais especializados em logística são diferenciais, pois a visão de espaço se torna mais clara e gestão com a utilização de automação, garantem aos hospitais 99,9% de acuracidade. Então, como você tem aproveitado os espaços do seu hospital? Vamos repensar juntos?

Saiba mais