Opening Hours:

Unihealth

A logística hospitalar como suporte para crises na saúde como o aumento do Sarampo e outras doenças

Categories :Blog

A logística hospitalar como suporte para crises na saúde como o aumento do Sarampo e outras doenças

A volta de doenças erradicadas do Brasil, como o sarampo,tem sido tema recorrente na imprensa e motivado campanhas vacinais para o seu combate. Um dos locais que tem sido mais afetado é Roraima, Estado que faz fronteira com a Venezuela e que tem recebido grande número de imigrantes, com consequente aumento da demanda por insumos e medicamentos.

Dentro desse cenário, a logística hospitalar se faz ainda mais estratégica para desenvolver uma força tarefa para manter o atendimento e a manutenção dos estoques dos insumos. No caso de Roraima, onde a UniHealth presta serviços de logística, a demanda dobrou. Lá, a empresa contou com a FAB (Força Aérea Brasileira) para o transporte e distribuição de mais de 25 toneladas de medicamentos e insumos de saúde, essa movimentação aconteceu no mês passado e com todos os esforços empregados, conseguiu ser realizada em apenas 24 horas.

A manutenção dos estoques dos hospitais, UPAS e UBS,é essencial para atender aos doentes com efetividade e rapidez. Além disso, a operação logística também se propõe a fortalecer campanhas e distribuição de medicamentos e insumos específicos para controles de outras doenças, como o HIV, malária e a Zika.

Ter conhecimento e controle full time do estoque e das necessidades de consumo que tem sido crescente, só são possíveis com tecnologias e equipe capacitada para esse gerenciamento, aumentando a efetividade da gestão de epidemias e outras crises na saúde.

Saiba mais